Atividades‎ > ‎

Pesquisas

_________________________________________________________________

 Projetos Atuais

_________________________________________________________________

Título: Localização Automática de Faltas em Linhas de Transmissão Utilizando a Teoria de Ondas Viajantes
Alunos: William Pinheiro Silva
Orientador: Prof. Dr. Damásio Fernandes Júnior

Descrição: Os serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) devem satisfazer limites mínimos de qualidade de energia relacionados tanto à disponibilidade quanto à continuidade de serviço. Para monitorar o desempenho destes sistemas, utilizam-se indicadores de continuidade de serviço, dentre os quais se destaca a Duração da Interrupção no Ponto de Controle (DIPC). Sabe-se que um dos maiores agravantes para o aumento do DIPC dos sistemas de transmissão é a ocorrência de faltas em LTs, fato este que tem motivado a elaboração de inúmeros trabalhos no âmbito de localização de defeitos.


Título: Geração de 
Variáveis 
Aleatórias Complexas para Simulação de Canais 
de Comunicações Móveis
Alunos: José Wemerson Farias Lima e Wislayne Dayanne Pereira da Silva
Orientador: Prof. Wamberto José Lira de Queiroz

Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento de funções escritas em linguagem C para a geração de números aleatórios complexos tais que o módulo e a fase desses números correspondam ao módulo e à fase das distribuições de Nakagami, eta-mu e kappa-mu. Essas distribuições têm sido
propostas para modelar o desvanecimento em canais de comunicações móveis. 

Título: Análise do Efeito da Emissão Espontânea Amplificada na Propagação dos Sinais em Redes Ópticas Elásticas Transparentes
Alunos: Camila de Oliveira Abrantes 
Orientador: Helder Alves Pereira

Descrição:  Atualmente, o tráfego da rede mundial de computadores (internet) tem dobrado a cada dois anos. Como resultado desse rápido crescimento, sistemas de comunicações de alta capacidade e de baixo custo são exigidos para viabilizar as redes ópticas futuras. Entretanto, atender as demandas crescentes de tráfego representa um desafio para a tecnologia de transmissão óptica convencional visto que as penalidades físicas se tornam ainda mais severas com o aumento das taxas de transmissão. Essas solicitações necessitam de taxas de transmissão flexíveis, reconfiguráveis e alocação eficiente de recursos.

São pesquisadas formas de calcular o impacto do ruído ASE (Emissão Espontânea Amplificada) em redes ópticas elásticas para em seguida realizar simulações do código e observar a perda da qualidade de transmissão (OSNR – Relação Sinal Ruído Óptica) devido ao ruído. 

_________________________________________________________________

 Projetos Anteriores

_________________________________________________________________

Título:  Integração do microcontrolador Arduino e o MATLAB/SIMULINK para controle de processos
Aluno: Lucas Candeia Medeiros Maia
Orientador: Prof. Dr. Saulo Oliveira Dornellas Luiz

Descrição: O objetivo desse trabalho é a implementação de uma plataforma experimental com um processo, um microcontrolador Arduino e a integração com o MATLAB/SIMULINK. Este trabalho será realizado em duas fases, cada uma com seis meses de duração. Na primeira fase, será realizado o estudo da arquitetura, programação e aplicações do microcontrolador Arduino Uno. Para isso, serão realizados experimentos para que o orientando treine a montagem de circuitos elétricos conectados a portas de entrada e saída do microcontrolador Arduino. Na segunda fase, será realizada a implementação de uma plataforma experimental com um processo controlado por meio de um microcontrolador Arduino integrado ao MATLAB/SIMULINK. O algoritmo de controle deve ser executado no Arduino com os parâmetros (ganhos) determinados por módulos no MATLAB/SIMULINK.


Título: Impactos térmicos e na corrente de excitação de transformadores monofásicos de baixa potência submetidos à excitação não puramente senoidal
Aluna: Bruna Larissa Lima Crisóstomo
Orientador: Prof. Dr. Tarso Vilela Ferreira

Descrição: O projeto consiste na avaliação da resposta em frequência da corrente de excitação de transformadores monofásicos de baixa potência submetidos à excitação não puramente senoidal. A avaliação será realizada mediante a comparação com a excitação puramente senoidal. Além disso, a influência da frequência de excitação e das harmônicas sob a temperatura do transformador será verificada. A temperatura do transformador será monitorada mediante a aplicação de análise termográfica.


Título:  Das Equações de Maxwell às aplicações eletroeletrônicas.  
Aluna: Bruna Larissa Lima Crisóstomo
Orientador: Prof. Dr. Benedito Antonio Luciano

Descrição: O estudo das Equações de Maxwell é a base para a compreensão do  funcionamento de vários equipamentos eletroeletrônicos. Neste contexto, este projeto de pesquisa  tem por objetivo o aprofundamento dos estudos sobre as leis fundamentais do eletromagnetismo, presentes nessas equações, acrescidas das relações constitutivas dos materiais elétricos e magnéticos, correlacionando a fundamentação teórica e as abordagens analíticas/computacionais com as aplicações eletroeletrônicas presentes nos sistemas elétricos e no cotidiano das pessoas.



Título:  Suporte a uma técnica de gerenciamento de energia do processador com base nos processos em execução.  
Aluna: Natália Silva Medeiros
Orientador: Prof. Dr. Saulo Oliveira Dornellas Luiz

Descrição: A demanda de energia em dispositivos móveis vem crescendo bastante com o aprimoramento e introdução de várias funcionalidades, mas historicamente a autonomia das baterias não tem acompanhado esse desenvolvimento. Gerenciar a energia do processador é muito importante para melhorar a autonomia das baterias utilizadas por esses dispositivos. Neste contexto, o presente projeto desenvolve uma técnica que, baseada nos processos em execução, seleciona qual plano de gerenciamento de energia melhor se adéqua à situação.


Título:  Criação de Ambiente Gráfico para o Simulador de Redes Óticas (DONS)
Alunos:  Danilo Barreto Cavalcanti
Orientador:  Prof. Dr. Marcelo Sampaio de Alencar

Descrição: Criação de ambiente gráfico para o já existente simulador de redes ópticas utilizando principalmente a linguagem Python.



Título:   Máquinas Elétricas Polifásicas na Geração de Energia Elétrica a Partir de Energia Eólica.  
Alunos: Júlio César Cavalcanti e Nayara Brandão.
Orientador: Prof. Dr. Cursino Brandão Jacobina.

Descrição: Nos últimos 15 anos a capacidade instalada de energia eólica aumentou mais de 1000%, fato que mostra que os sistemas de geração eólicos têm sido objeto de grande atenção recentemente. Historicamente, as redes de distribuição se consolidaram como trifásicas, entretanto, um grande número de pesquisas tem sido realizadas no intuito de viabilizar sistemas utilizando máquinas com um número de fases maior que três. Tais máquinas apresentam diversas vantagens, como a redução das correntes por fase e a redução da frequência de ripple do conjugado eletromagnético. Desta forma, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de sistemas com máquinas elétricas polifásicas para geração de energia elétrica a partir de fonte de energia eólica, com aplicações diretas ao Setor de Energia Elétrica.


Título:  Cidades Inteligentes: da Instrumentação dos Ambientes ao Desenvolvimento de Aplicações
Alunos:  Thyago Monteiro Sá Pinto 
Orientador: José Ewerton P. de Farias

Descrição: Cidades Inteligentes é um conceito relacionado à oferta de serviços de informação e comunicação para solucionar os problemas dos cidadãos em seus conglomerados urbanos, e de garantir uma melhor gestão pública. Uma cidade inteligente necessita de soluções para vários problemas, como: trânsito, vigilância, atendimento de emergência, monitoramento ambiental, saúde, educação e inclusão digital, bem como permite uma maior eficiência e transparência na gestão pública. Para suportar essas soluções os diversos dados urbanos precisam ser coletados e disseminados através de infra-estruturas de comunicação, que por sua vez exigem formas integradas, heterogêneas, e inteligentes de comunicação sem fio. Além disso, tanto a comunicação como as aplicações precisam ser eficientes em energia, em situação de sobrecarga e emergência. Neste contexto, o presente projeto se propõe a construir uma infra-estrutura de instrumentação, computação e comunicação para viabilização de Cidades Inteligentes, abrangendo desde a aquisição dos dados urbanos brutos por meio de tecnologias de redes de sensores e internet das coisas, a comunicação, o armazenamento, e o acesso a esses dados através de diferentes tecnologias e protocolos de redes sem fio, até a construção de aplicações que se beneficiem de toda essa infra-estrutura, suportando uma melhor gestão pública e do meio ambiente e agregando valor ao cidadão. 



Título:  Bancada Fotovoltaica 
Alunos:  Paola Pimentel Furlanetto  
Orientador:  Maurício B. R. Corrêa

Descrição: A crescente demanda energética mundial e as novas configurações das redes de distribuição (com destaque para a smart grid) justificam pesquisas no campo das fontes energéticas renováveis de caráter isolado. Neste contexto, o LEIAM (Laboratório de Eletrônica Industrial e Acionamento de Máquinas da UFCG) desenvolve um sistema fotovoltaico reduzido (comumente denominado Sistema 24 horas) composto, essencialmente, por: painéis solares, sensores, controlador de carga, DSP, baterias e resistores. O DSP gerencia o perfil de carga (dimensionado para simular uma residência pequena), os dados obtidos (a exemplo, medições de tensão, corrente e temperatura) e comunica-se serialmente com uma aplicação em Java. Esta é responsável pela interface web e pelo banco de dados. 

O objetivo do projeto é otimizar a bancada (com auxílio de simulações no HOMER®, software direcionado ao gerenciamento de energia em sistemas isolados), além de permitir o acesso e monitoramento do sistema pela internet.  

 

Título:  Algoritmos Genéticos
Alunos:  Rayan Lucas Barreto França e Larissa Diniz  
Orientador:  Edmar Candeia Gurjão

Descrição:   Algoritmo genético (AG) é um método de busca para encontrar soluções em problemas de otimização e são implementados com base na biologia evolutiva, utilizando técnicas como mutação, reprodução e recombinação (ou crossing over). O seu princípio básico de funcionamento utiliza à teoria evolucionária, segundo a qual apenas os elementos de uma população mais bem adaptados ao seu meio ambiente poderão sobreviver e se reproduzir. 

No meio computacional, este princípio biológico é aplicado através da criação de uma população de strings onde cada string representa uma solução potencial para o problema em questão. O algoritmo genético tem, então, a função de manipular às strings mais aptas, afim de obter strings ainda melhores.  

Tradicionalmente, um Algoritmo Genético tem um ciclo de execução com quatro estágios fundamentais para sua implementação que são: criação de uma população de strings, avaliação de cada string, seleção das melhores strings e por último, manipulação genética. É importante ressaltar que este último estágio tem por função criar uma nova população de strings. 

 

Título: Aplicações de Sinais e Sistemas em softwares 
Alunos: Andréia Bispo, Júlio César Cavalcanti e Nayara Brandão.
Orientador: Edmar Candeia Gurjão

Descrição: O projeto tem como finalidade promover uma melhor compreensão e visualização dos assuntos abordados na disciplina Análise de Sinais e Sistemas, sendo o MATLAB® uma das ferramentas principais de estudo.

O material elaborado será uma apostila dinâmica e interativa cuja temática é a utilização de ferramentas computacionais para facilitar a resolução e a visualização gráfica de problemas em Sinais e Sistemas.


Título: Detecção de Faltas em uma Linha de Transmissão Utilizando a Teoria de Ondas Viajantes
Alunos:  Priscila Dias Pereira  
Orientador:  Damásio fernandes Júnior


Descrição:  Por muito tempo, localizar faltas tem sido uma tarefa considerada complexa devido à longa extensão das linhas de transmissão. Em geral, são utilizados helicópteros ou carros na identificação do local do defeito, procedimento este considerado lento. Visando promover uma constante melhoria das taxas de continuidade de serviço da rede básica, concessionárias de energia elétrica têm investido cada vez mais no estudo de técnicas capazes de fornecer estimativas confiáveis e precisas do ponto de ocorrência da falta em linhas de transmissão. Basicamente, os sistemas localizadores de faltas que utilizam a teoria de ondas viajantes detectam o início dos transitórios em pontos específicos do sistema em análise.

Objetivo geral: Elaborar e implementar um algoritmo eficiente capaz de realizar a localização de faltas em linhas de transmissão monitoradas em dois terminais por meio da teoria das ondas viajantes.

Objetivos específicos:

·         Avaliar o estado da arte da localização de faltas em linhas de transmissão via algoritmos baseados na teoria das ondas viajantes.

·         Avaliar, por meio de simulações em tempo real no simulador RTDSTM, os benefícios que a realização da localização automática de faltas (sem que haja necessidade da análise off-line de registros oscilográficos) trará para o aumento da velocidade de restauração de linhas de transmissão defeituosas. 


Título: Rádio definido por Software
Alunos: João Paulo Ramos Agra 
Orientador: Edmar Candeia Gurjão

Descrição:  Tradicionalmente, em qualquer sistema de telecomunicações, a recepção e transmissão de sinais é feita por equipamentos constituídos de inúmeros componentes eletrônicos, ou seja, por hardware. Por isso, dependendo do tipo de transmissão, deve-se utilizar um rádio específico (um receptor FM, em geral, não pode ser utilizado para receber transmissões de TV Digital, por exemplo).

No entanto, um novo conceito de equipamentos de radiocomunicações tem se desenvolvido nos últimos dez anos, os Rádios Definidos por Software. Nos SDR (Software Defined Radio), a parte de hardware é mínima, uma vez que a maior parte das funções que caracterizam um equipamento de rádio são realizadas por software. Dessa forma, um mesmo circuito eletrônico pode ser utilizado para efetuar vários tipos de transmissão/recepção, com a simples troca do software.