O PET (Programa de Educação Tutorial) é um programa voltado para a formação de grupos de estudantes de
graduação que se destinam a atividades que tenham como principal
vertente a agregação de novos conhecimentos, experiências acadêmicas,
profissionais e cidadãs aos membros do grupo, individualmente, e ao
grupo como um todo. Mas o conceito básico que diferencia o PET dos
demais programas existentes reside no fato de que a produção do grupo
tem a finalidade última de prover melhorias diretas ou indiretas para o
curso graduação onde o programa foi implementado.
As atividades desenvolvidas pelo grupo são distribuídas em três
vertentes: ensino, pesquisa e extensão. Sendo sempre articuladas entre
si, essas atividades propiciam uma formação global do petiano. A
condição de graduando permite que o mesmo seja um disseminador das
capacidades adquiridas para os alunos do curso em geral.
O caráter tutorial do programa se manifesta na presença do tutor
que, entre outras atribuições, é responsável pelo planejamento e
acompanhamento das atividades do grupo orientando cada membro em suas
atividades individuais e coletivas. Também é responsável pela gerência
do processo de seleção de bolsistas e não bolsistas.
A proximidade constante de um membro do corpo docente do curso,
caracterizado na figura do tutor, com os membros do grupo promove um
intercâmbio de idéias e de experiências que levam a uma compreensão
mais ampla do contexto onde se insere o curso, não só do ponto de vista
docente, mas também do ponto de vista discente. A partir daí é possível
avaliar suas deficiências e, então, observar qual a melhor forma de
atuação do grupo PET, segundo suas atribuições.
O ingresso do aluno no grupo PET se dá por meio de seleção na qual,
entre outros fatores, são avaliados seu rendimento acadêmico,
capacidade de se relacionar em conjunto, capacidade de se expor em
público e identidade ideológica com os objetivos do PET.
Uma vez no PET o aluno tem a oportunidade de desenvolver um projeto
de pesquisa orientado por um professor do corpo docente do seu curso.
Esse projeto é pensado de forma que durante o seu desenvolvimento sejam
realizadas atividades em paralelo (tais como seminários, minicursos,
etc.) a partir das quais o conhecimento adquirido é direcionado para os
alunos da graduação em geral, sempre tendo em vista os princípios que
sustentam a concepção do PET. As atividades de extensão são normalmente realizadas por todo grupo
e, como o próprio conceito já diz, direcionadas para comunidades fora
da universidade. Essas atividades têm uma importância notável, posto
que, servem principalmente para a divulgação científica, ou seja, são
meios que levam o conhecimento produzido na universidade, de uma
maneira didática e não tão detalhista, às pessoas que não têm acesso
direto ao mesmo. Nesse ponto o programa cumpre uma função que deveria
ser não só do curso de graduação, mas da universidade como um todo,
quanto instituição de ensino pública mantida com recursos de toda
sociedade. |
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